Como escolher suas botas de surf

Escolher suas botas de surf ou botas de neoprene é uma questão importante a se considerar se você surfa em águas frias ou em fundos de pedra. Uma escolha inadequada em termos de características ou tamanho pode tornar suas botas de neoprene inúteis.

As botas de neoprene têm uma dupla função, que é proteger contra impactos em rochas e do frio. Existem botas de cano alto, botas de cano baixo e de diferentes espessuras.

Vamos explicar aqui como escolher suas botas de surf com base em vários pontos

De acordo com o tamanho:

Escolher o tamanho adequado para suas botas de surf é tão importante e semelhante à escolha do seu traje de neoprene. As botas devem sempre se ajustar bem aos seus pés. Se houver folga, quando você entrar na água, esse espaço será preenchido com água, tornando as botas inúteis.

A primeira vez que você as experimenta deve ser como vestir um traje de neoprene – pode ser difícil no início, mas eventualmente elas se ajustarão. Isso não significa que você deve escolher vários tamanhos menores que o seu ou esticar o material com força, pois isso pode rasgá-lo.

Portanto, sempre recomendamos consultar o guia de tamanhos fornecido por cada marca de botas para escolher o tamanho correto.

Um erro comum que muitas pessoas cometem é que, quando veem uma bota pela primeira vez, acham que ela é muito pequena porque parece visivelmente menor em comparação ao seu pé. Isso é completamente normal, pois a bota se estica como uma meia ou um traje de neoprene. É crucial não cair nessa confusão.

De acordo com a espessura:

A escolha de um escarpim de surf com base em sua espessura dependerá principalmente da temperatura da água em que você estará surfando. É claro que se você estiver surfando em climas quentes, precisará de um escarpim com espessura de 1 mm ou no máximo 2 mm, com uma borda curta.

Por outro lado, se você estiver surfando em climas frios, com temperaturas da água de 13ºC ou menos, seria aconselhável usar um escarpim com espessura de 3 mm a 5 mm e cano alto para uma melhor proteção contra o frio. Isso também depende de cada indivíduo e de sua sensibilidade ao frio.

 

De acordo com o uso:

De acordo com o uso que faremos dos escarpins, precisaremos de diferentes tipos. Isso dependerá se você surfa em ondas rochosas, ondas de areia, em locais frios ou quentes…

Se você os utiliza apenas para proteger seus pés de rochas, corais ou impactos, recomendamos o uso de escarpins mais finos, com espessura de 2 mm ou menos e cano baixo, pois não é necessário cobrir tanto o tornozelo.

Mas se o objetivo é a proteção contra o frio, serão utilizados escarpins com espessura de 3 a 5 mm e cano alto para melhor isolamento térmico.

Dedos juntos / separados: Existem dois tipos de escarpins nesse aspecto. Podem ser escarpins com os dedos juntos internamente. Mas também há o modelo com o dedão separado dos demais para uma maior estabilidade, permitindo que os dedos atuem de forma independente. Eles são chamados de “round toe” e “split toe”.

  • Round toe é quando o escarpin é integrado e todos os dedos ficam juntos, como se fosse um sapato.
  • Split toe é quando o dedão é separado dos demais. Pode ser completamente separado ou um escarpin fechado com o dedão separado internamente.

Qual é o melhor? Isso dependerá muito das preferências pessoais. Em geral, pode-se dizer que os escarpins com dedos separados oferecem uma maior estabilidade e melhor sensação na prancha de surf. No entanto, os escarpins com dedos juntos são mais fáceis de calçar e proporcionam mais calor, já que todos os dedos estão juntos.

Tipo de Fechamento:

Assim como em tudo, existem diferentes tipos de fechamentos e amarrações nos escarpins. Eles podem ser como uma simples meia sem velcro, ter um fechamento de velcro no peito do pé para melhor aderência e alguns até possuem um fechamento duplo no peito do pé e no tornozelo para evitar a possível entrada de água. Claro, quanto melhores forem as condições e recursos dos escarpins, maior será o preço.

Pontos a serem considerados:

Ao usar escarpins, tenha em mente que a sola de borracha oferece muito mais aderência do que o seu pé, então às vezes você pode sentir que seu pé está grudado na prancha de surf. Portanto, você não precisa aplicar tanta cera na prancha se estiver surfando com escarpins.

Como é neoprene, devemos sempre cuidar deles assim como fazemos com nossa roupa de mergulho. Após terminar a sessão de surf, é ideal enxaguá-los com água doce ou usar um limpador de neoprene e deixá-los secar, pois o sal pode danificar e enfraquecer o material.

Após essa explicação, esperamos que isso tenha ajudado você a escolher os escarpins de surf adequados

 

Produtos que podríam te interesar:

Avaliação: 5.0. A partir de 1 voto.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *