As 10 melhores praias para surfar na Espanha
Espanha é um lugar privilegiado quando se trata de surf. O número de spots para desfrutar de ondas incríveis é alto e de excelente qualidade. Devido à geografia do país, é possível acessar uma de suas praias em poucas horas, no máximo. Aqui estão as 10 melhores praias para surfar na Espanha.
1. Praia de Pantín em Valdoviño (A Coruña)
Começamos esta lista para que você conheça onde surfar na Espanha com esta espetacular praia da Galícia. Ela oferece ondas que quebram em todas as direções, tanto para a direita quanto para a esquerda. Aqui as ondas não param. Graças à sua localização em mar aberto, é um lugar perfeito para surfar na Espanha durante todos os meses do ano. Você encontrará picos de alturas diferentes, tornando-a adequada para todos os níveis.
2. Praia de Rodiles em Villaviciosa (Astúrias)
Nas terras asturianas, a praia de Rodiles oferece magníficas ondas longas da esquerda quando a maré está baixa. Ela é chamada de “irmã mais nova de Mundaka” devido à comparação com os tubos que se formam perto da foz da ria. Suas ondas são rápidas e poderosas. É recomendada para surfistas de nível avançado.
3. Praia de Somo (Cantábria)
A Cantábria possui a praia de Somo, que, junto com a praia de Loredo, totalizam 7 km de extensão, sendo duas das melhores praias para surfar na Espanha. As ondas de tamanho pequeno e médio a tornam adequada para todos os níveis. Durante os meses de verão, geralmente está muito lotada; é aconselhável visitá-la em outras datas.
4. Praia de Laidatxu em Mundaka (Bizkaia)
Entre as melhores praias para surfar, não poderia faltar a praia de Mundaka. Aqui está uma das melhores ondas esquerdas reconhecidas internacionalmente. É recomendada apenas para surfistas especialistas. Na melhor época do ano, entre outubro e abril, suas ondas alcançam 4 metros de altura e formam um tubo perfeito que se estende por 500 metros até chegar à próxima praia, a praia de Laida. Explicamos em detalhes em nosso blog como funciona a onda de Mundaka, possivelmente a melhor onda do norte da Espanha.
5. Praia de Zarautz (Gipuzkoa)
Na costa de Gipuzkoa, encontra-se esse spot com mais de 2 km de areia fina. Ao longo do ano, essa praia recebe surfistas de todos os níveis. Aqui, você encontrará picos de diferentes alturas que permitirão que você aproveite ao máximo. A praia de Zarautz, berço de grandes surfistas, é palco da competição mundial Pro Zarautz.
6. Praia de la Barceloneta (Barcelona)
Embora o Mediterrâneo não seja conhecido por suas grandes ondas, o leste da Península é outro lugar icônico para surfar na Espanha. Quando há maré alta, a praia de la Barceloneta fica cheia de surfistas ansiosos para pegar as melhores ondas.
7. Praia de la Yerbabuena (Cádiz)
A maior onda direita da Andaluzia está nessa praia de Cádiz, que está entre as melhores praias para surfar na Espanha. Não é surpresa que seja o local de um dos campeonatos mais importantes do cenário nacional, o Open de Surf de Yerbabuena. O Parque Natural de La Breña e as Marismas de Barbate completam a paisagem da bela costa andaluza.
8. Praia del Palmar em Vejer de la Frontera (Cádiz)
Essa praia, com 8 km de areia e água cristalina, é o local escolhido por muitas pessoas durante os meses de verão para passear e nadar. Ela possui a certificação de Qualidade Turística devido à excelência dos serviços oferecidos. No entanto, os surfistas geralmente se reúnem no outono ou inverno, quando as marés estão altas e as ondas ocas e poderosas quebram com frequência. Em condições favoráveis, você poderá desfrutar de tubos sensacionais.
9. Praia El Quemao (Lanzarote)
Nas Ilhas Canárias, está um dos melhores spots do mundo, mas também um dos mais desafiadores. Em El Quemao, em Lanzarote, é indicado apenas para surfistas muito experientes, devido à sua periculosidade. É conhecida pela rápida onda esquerda, embora também produza ondas direitas. A melhor temporada é entre outubro e março, durante a maré alta.
10. Praia del Confital (Las Palmas)
Esta praia de areia grossa é a continuação da praia de Las Canteras, na cidade de Las Palmas de Gran Canaria. Trata-se de um local de alta dificuldade, recomendado para surfistas experientes. A direita do Confital, como é chamada sua onda direita, forma um tubo perfeito de grande potência que pode se estender por mais de 300 metros.
A Espanha é conhecida por ter as melhores praias para surfar. Esta é apenas uma seleção de 10 praias emblemáticas do nosso país. Mas existem centenas de spots adequados para todos os níveis, que permitem que tanto iniciantes no mundo do surf quanto surfistas experientes pratiquem manobras complexas em águas desafiadoras. Se você quiser saber mais, recomendamos o guia de surf Stormrider Europe, que oferece uma lista quase exaustiva de spots, detalhando o melhor momento da maré, ventos favoráveis, tipo de fundo, melhor época do ano, etc.
Seja qual for o seu nível, é importante equipar-se com o melhor material para desfrutar de uma sessão memorável. Na Mundo-Surf, temos os melhores materiais. Resta apenas você se aproximar em busca das melhores ondas e aproveitar.