As melhores manobras de bodyboard para iniciantes e nível avançado

Realizar manobras de bodyboard é um dos objetivos comuns de todos os amantes das ondas, tanto aqueles que estão começando neste esporte quanto aqueles que já praticam há mais tempo. Desde o nível inicial, é possível realizar giros muito vistosos, que aumentarão sua dificuldade à medida que se adquire mais habilidade com a prancha.

Uma manobra de bodyboard consiste no conjunto de ações realizadas na prancha, seja através de giros ou voando sobre as ondas. Para isso, é necessário manter o equilíbrio e demonstrar as verdadeiras habilidades de cada um. Neste artigo, mostramos algumas das melhores manobras de bodyboard para iniciantes e também para bodyboarders que já possuem um nível mais avançado.

Manobras com bodyboard

Existem dois tipos de manobras de bodyboard que podem ser realizadas na prancha:

Para progredir nas manobras de bodyboard, é muito importante ter o melhor equipamento possível. Dê uma olhada nas pranchas de bodyboard da Mundo Surf, temos mais de 1.000 opções disponíveis. Não hesite em nos escrever se surgir alguma dúvida na sua escolha.

Manobras básicas :

Take-off: É a manobra mais simples com sua prancha de bodyboard e a primeira que sempre é feita para pegar uma onda. O take-off não é realmente considerado uma manobra em si, mas você deve aprender se quiser praticar bodyboard. Significa “descolar”, que é exatamente o que você faz com seu bodyboard. Deitado na prancha, você rema até chegar à onda. Depois de começar a remar para pegar a onda, você começa a descer pela parede dela e, quando sentir que está sendo levado pela onda, para de impulsionar e desliza por ela. Ao descer pela parede da onda, você o faz perpendicularmente, para a direita ou para a esquerda, dependendo da direção da onda. Graças ao impulso e à energia da onda, você ganhará velocidade, o que é necessário para qualquer manobra.

Bottom Turn: Depois de descer da onda, após o take-off, você escapa da área onde ela quebra. A partir da parte mais baixa, você realiza uma curva para subir rapidamente pela parede da onda, para poder enfrentar o lip.

Cut Back: Esse truque consiste em fazer mudanças bruscas de direção, saindo da onda e voltando a entrar pela parte com mais potência.

Drop knee: Embora não seja uma manobra, é um estilo de bodyboard que é muito praticado neste esporte. Consiste em enfrentar a onda com um joelho apoiado na prancha, enquanto a outra perna se apoia com o pé.

360º: É uma manobra básica de bodyboard para iniciantes. Geralmente é a primeira aprendida e envolve fazer uma rotação completa encarando a face da onda com sua prancha enquanto desliza na onda. Use a borda da prancha para iniciar a rotação enquanto mantém as pernas levantadas e cruzadas.

Reverse: Consiste em realizar uma rotação completa com seu bodyboard na onda, mas na direção oposta ao 360º convencional. A rotação começa de maneira semelhante a um cutback, mas termina com uma rotação completa na direção oposta.

Stand Up: Similar ao Drop Knee, é mais uma técnica do que um truque. O objetivo é ficar em pé na prancha como se fosse uma prancha de surfe. O tamanho do bodyboard torna isso mais desafiador do que em uma prancha de surfe. É por isso que existem bodyboards específicos projetados para essa prática, geralmente maiores que 44 polegadas.

Manobras aéreas

Air Rollo: É uma manobra fundamental nas manobras aéreas. Para essa manobra de bodyboard, você precisa gerar velocidade máxima em direção à crista da onda e, em seguida, executar uma rotação no ar.

Aerial 360º: É uma manobra para bodyboarders com habilidades avançadas. Muitos profissionais consideram isso como uma das manobras mais desafiadoras para executar corretamente. Envolve fazer uma rotação completa de 360º enquanto estiver no ar e pousar na mesma onda para continuar surfando.

Air Roll Spin (ARS): Essa manobra combina o clássico Air Rollo com o 360º. Requer muita velocidade e impulso para alcançar a crista da onda e realizar um backspin, semelhante a El Rollo ou Air Roll. Em seguida, no ar, o movimento é ajustado para completar uma rotação completa de 360º enquanto desce e aterrissa na onda.

Inverted air: Quando você chega ao topo da onda, eleva-se acima dela, com a parte inferior lisa da prancha voltada para cima e suas costas voltadas para a água, em uma posição invertida. Em seguida, retorna à posição natural para aterrissar a manobra.

Backflip: Um dos truques de bodyboard mais difíceis e arriscados. Consiste em abordar o topo da onda com velocidade, impactá-la e executar um giro para trás, girando sobre as costas. Você deve estar confiante ao tentá-lo, pois não conseguir completar a rotação pode resultar em uma queda de cabeça, levando a uma lesão cervical significativa.

Aprender a executar esses truques de bodyboard é relativamente simples, mas requer certo comprometimento de sua parte. Com prática, você notará rapidamente uma melhora em seu nível de habilidade. Se você aprecia a sensação de deslizar nas ondas, esses truques proporcionarão uma experiência ainda mais gratificante. Não se esqueça de usar o melhor equipamento de bodyboard para obter resultados ótimos.

Produtos que podríam te interesar:

>
Seja o primeiro a votar!