COMO COLOCAR PARAFINA NA PLANCHA DO BODYBOARD

Avaliação: 4.3. A partir de 8 votos.
Please wait...

Neste artigo, vamos falar sobre como colocar parafina ou Wax, em seu bodyboard. É uma questão tão importante quanto a colocação do Leash de bodyboard ou a escolha dos pés de pato de bodyboard, já comentadas no blog anteriormente.

A parafina no bodyboard tem a mesma função que nas pranchas de surf, ou seja, evitar escorregar na pegada do bodyboard ou ao surfar uma onda. Mas também é necessário fazer manobras, pois, por exemplo, vai facilitar para a gente manter uma boa pegada na prancha quando finalizar uma dessas manobras.

Em relação ao tipo de Wax que devemos usar, temos que dizer que existem algumas marcas que são específicas para bodyboard, mas as parafinas para pranchas de surf são perfeitamente válidas. O tipo de água determinará se a parafina é:

– Cold, para águas muito frias abaixo de 14 graus.

– Cool, para águas frias entre 15 e 19 graus.

– Warm, para águas temperadas entre 20 e 25 graus

– Tropical, para águas tropicais acima de 25 graus.

Esses tipos de parafina vão desde a mais macia (Cold) até a mais dura (Tropical).

O bodyboard possui duas modalidades, Prone ou deitado e Dropknee (com um joelho no bodyboard).

A maioria das pessoas tende a praticar o modo prono, embora também tente usar o joelho caído em alguns banhos. E há quem pratique apenas o joelho caído, ou seja, a maior parte do tempo na água.

1. Prone

Para o modo “prone”, como você pode ver na imagem abaixo, a área em que vamos distribuir a parafina em toda a nossa prancha depende do gosto pessoal, embora aqui vamos mostrar alguns exemplos. Como regra geral, devemos distribuir a parafina na parte do Nose, para segurar as mãos e que a prancha não se solte, na área de apoio do cotovelo, para fazer uma decolagem com segurança mantendo o braço bem apoiado, e por último na área da empunhadura posterior, quase sempre logo abaixo do cotovelo. Todas essas áreas tornarão mais fácil segurar a prancha com as mãos sob o corpo em manobras simples e outras mais abruptas.

Além de distribuí-lo nas áreas que mencionamos antes, também seria bom fazê-lo através da parte de trás do deck, a parte posterior do nose onde colocamos os dedos e assim ter a prancha firmemente presa ao mãos.

Finalmente, a esta distribuição poderíamos somar a área das bordas, tanto no deck quanto no bottom, aplicando pela área de cotovelo, que é onde devemos mais ou menos apoiar a mão traseira para estabilizar a prancha. E nada acontece se você tocar um pouco o slick. Embora esta última de colocar a parafina no bottom também fique de acordo com o gosto do rider, alguns preferem não colocar porque têm a tese de que de certa forma a prancha desacelera devido ao contato da cera com a água, se for o caso. Acho que é imperceptível.

2. Droop Knee

Para a prática do Dropknee devemos também colocar parafina, como antes, na região do Nose na frente e nas costas para segurar as mãos. Isso é sempre útil para momentos de remo ou para uma onda que queremos lançar.

Pois bem, para esta modalidade deve ser mais fácil aplicar parafina na nossa prancha, já que normalmente só temos dois pontos de apoio no bodyboard, com os quais apenas duas áreas enceradas para pintar.

A primeira vai ficar no deck, na área superior esquerda, para nos orientar um pouco, seria bom colocar a cera mais ou menos embaixo do logotipo como mostra a imagem abaixo. Esta parte servirá para apoiar o pé com a asa esquerda. Depois faremos também cera na zona inferior oposta ao bodyboard onde colocamos a perna dianteira, aqui colocaremos a canela retirando o pe de pato pelo tail, que servirá de quilha para direccionar a prancha

Se para montar o Droopknee coloca as pernas de cabeça para baixo, com o pe de pato direit à frente, teremos que colocar a parafina da mesma forma mas em áreas opostas às explicadas na imagem.

3. ERRO COMUM.

Um erro que o iniciante costuma fazer é, como mostra a imagem, colocar parafina no centro do corpo para agarrar o tronco e a cintura ao remar ou pegar ondas. Isso não deve ser feito porque o bodyboard é um esporte no qual você faz manobras e precisa corrigir continuamente a posição do corpo sobre o Bodyboard. Seja para fazer uma boa decolagem jogando o corpo para frente e o corpo para trás (para não pregar de cabeça!), Faça uma manobra de 360º ou alguma aérea. Na recepção precisaremos corrigir a postura para retornar à onda, e se tivermos cera onde o corpo precisa de liberdade de movimento, isso não nos permitirá. Então, certamente falharemos no que tentamos. As mãos e o cotovelo estão lá para segurar!

 

 

4. Remova a parafina.

O processo de retirada da parafina, seja porque ficou suja com areia, gasta do banho anterior ou porque queremos usar outro tipo, nós explicamos aqui.

Normalmente a parafina não é completamente removida do bodyboard porque normalmente é apenas o suficiente para um dia ou dois. NUNCA use raspador de surf para pentear a prancha, pois o deck é um pouco delicado e com certeza danificará a superfície.

Se você precisa do seu bodyboard para uma viagem, uma troca de cera ou apenas para limpá-lo, não tem nada escrito sobre isso, mas o que as pessoas costumam fazer de forma caseira é aquecer a parafina com um secador de cabelo, para que amoleça e ser capaz de removê-lo facilmente. Quando estiver bem quente, deixe ficar macio e meio derretido, passe com cuidado um pente de surf ao longo da parte plana, como se fosse uma espátula, e retire. Não exponha o deck ao calor por muito tempo, pois como você verá, é um material delicado. Não espere que a parafina saia 100% também, algo ficará entre as pequenas bolhas do bodyboard. Outra coisa que se faz é colocar o bodyboard ao sol para conseguir a mesma ideia, aquecer a cera, embora eu não recomendo porque leva mais tempo exposto ao calor e vamos estragar o material.

Abaixo, você encontra um vídeo caso tenha alguma dúvida.

Esperamos que tenha sido útil para você e, se você achou útil, compartilhe!

Agora vamos agitar e voar!

Produtos que te podríam interesar:

Avaliação: 4.3. A partir de 8 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *