Como consertar uma prancha de surfe quebrada em dois pedaços

Sim, uma prancha de surf quebrada em dois pedaços pode ser consertada, e vamos explicar como fazer isso neste artigo. Trata-se de uma tarefa delicada e não muito fácil, mas seguindo este tutorial passo a passo – se você tem um pouco de habilidade com as mãos e os materiais adequados –, você pode realizá-la.

1. Unir os dois pedaços da prancha

O primeiro passo é unir os dois pedaços da prancha, respeitando seu rocker. Para isso, comece retirando a fibra de vidro de cada lado quebrado, de 20 a 25 cm do ponto da ruptura. Use um cutter para marcar o limite de onde você quer retirar a fibra e retire manualmente a parte da fibra a eliminar.

De cada lado do stringer, retire uma lâmina de foam da espessura da sua ripa de madeira para introduzir o novo stringer nessa “régua”. Com uma mistura de resina e microesferas de vidro, cole os dois pedaços da prancha, e cole também as duas ripas de madeira de cada lado do stringer central da prancha. Com a resina que sobrou, preencha todos os buracos restantes, tanto de ambos os lados do stringer como na junção entre os dois pedaços de foam.

Com uma lixadeira rotativa, retire as ripas de madeira que sobressaem da prancha. Afine com a lixa de surfoam para que os dois novos stringers fiquem nivelados com o foam.

2. Aplicar os reforços de fibra de vidro

Depois de impregnada de resina, a fibra de vidro vai dar força e resistência à prancha. Uma prancha de surfe costuma levar uma camada de fibra de vidro de 4Oz na parte do bottom, e duas camadas de 4Oz na parte do deck. Para ter a certeza de que o seu conserto vai aguentar o uso, coloque duas camadas de 4Oz abaixo, mais uma tira de reforço no nível da quebra, e o mesmo no lado do deck.

Coloque os tecidos de fibra de vidro sobre a prancha e recorte-os com tesoura para que sobrem uns 2 cm do canto.

Agora prepare a resina. Se você usar resina de poliéster UV, não vai precisar adicionar nenhum tipo de catalisador; mas se usar resina poliéster Silmar, vai precisar adicionar de 1% a 3% de catalisador PMEK. Lembrando que a resina Silmar endurece pela ação da temperatura: quanto mais alta a temperatura, menos catalisador será necessário. A 18 °C, deve-se usar 3% de catalisador PMEK, mas a 25 °C, basta adicionar 1% de catalisador.

Impregne agora a fibra de vidro com a resina. Para isso, espalhe a resina com uma espátula squeegee. Por ser feito de látex macio, o squeegee permite que você mova facilmente a resina sem danificar a fibra.

O objetivo é deixar a fibra totalmente transparente, sem excesso de resina. Ou seja, você deve poder ver os quadradinhos da fibra. Esse processo de laminação é delicado, mas ele é explicado com mais detalhes em nosso artigo sobre como laminar uma prancha de surfe.

3. Revestir a prancha

Você vai ver que, ainda que a resina tenha catalisado, a fibra se mantém pegajosa. Isso é totalmente normal, e é o gel coat que vai permitir dar um bom acabamento com lixa.

O gel coat é preparado misturando resina de poliéster com 5% de estireno parafinado e aplicado com pincel. Esta etapa não oferece grandes dificuldades, mas você pode ver mais detalhes em nosso artigo sobre como aplicar o gel coat em uma prancha de surfe.

Se você usar resina de poliéster Hegardt H61-UV, espere 5 minutos antes de expor a prancha ao sol.

Graças ao gel coat, você pôde reduzir os pequenos desníveis, e agora vai poder lixar a prancha para obter um acabamento perfeito.

4. Lixamento final

Comece lixando com um papel de granulação 80 para nivelar a prancha e obter um aspecto liso e regular.

Depois de ter chegado a esse aspecto, siga lixando com um papel cada vez mais fino: 120, 180, 240, 320, 500 e 500 com água. Assim, você vai conseguir o mesmo acabamento do restante da prancha.

O lixamento é também uma etapa muito delicada. Você deve tomar cuidado para não lixar a fibra, mas só a camada de resina, o gel coat. Para conseguir um bom resultado, aconselhamos que você use discos de lixar profissionais Mirka. Explicamos com mais detalhes esse processo em nosso artigo sobre como lixar uma prancha de surfe.

Você deu uma nova vida à sua prancha de surfe! Ainda que certamente o conserto possa ser notado. Mas você pode pintar a sua prancha de surfe no local do conserto para que ele não seja visto.

Esperamos que este artigo tenha sido útil. Se você tem alguma dúvida, deixe suas perguntas no espaço de comentários deste artigo. E como um vídeo vale mais que mil palavras, segue um vídeo tutorial que explica passo a passo como realizar este processo. Se você gostou deste artigo, não deixe de marcar como “gostei” no YouTube. E não se esqueça de seguir o nosso canal YouTube MundosurfTV para se informar sobre nossos novos vídeos.

Produtos recomendados para você:

Avaliação: 4.0. A partir de 1 voto.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *