Como escolher sua prancha de surf: a influência do bottom
O shape do bottom (fundo) é um parâmetro a ser avaliado na hora de escolher sua prancha de surf, já que influi muito nas suas manobras.
Vamos apresentar você os principais tipos de bottom e suas principais características:
– Flat Bottom:
O Flat bottom é simplesmente plano, da ponta até o tail. Gera velocidade, mas pode resultar mais difícil de controlar a prancha em ondas grandes ou potentes. É um tipo de bottom para pranchas de surf de ondas pequenas, ondas de pouca potência, onde se necessita de muita velocidade.
– Côncavo:
O côncavo canaliza a água para o tail da sua prancha, evita que a água seja evacuada pelas bordas, o que gera velocidade e uma sensação de que a prancha anda sozinha, como se estivesse em um trilho.
O côncavo é usado em quase todos os longboards, na parte do nose, para ajudar a surfar a prancha a partir do nose.
Nos Shortboard, o côncavo é acompanhado por um aumento do rocker, para manter uma boa manobrabilidade.
– Duplo côncavo duplo:
O duplo côncavo é o tipo de bottom mais comum nas pranchas shortboard modernas.
A prancha em geral tem um ligeiro côncavo a partir da ponta, que se converte em um duplo côncavo a partir da metade da prancha, o duplo côncavo aumenta à medida que nos aproximamos das quilhas.
O côncavo faz a prancha planar mais rápido e o duplo côncavo divide o fluxo de água em dois, dando mais reatividade e fluidez para a sua prancha de surf.
– V:
O V gera duas superfícies planas de cada lado da prancha, fazendo com que a prancha de surfe seja mais rápida nas viradas e mais fácil de mudar de direção.
O V é mais lento em linha reta.