Como inserir os plug de quilhas numa prancha de surf
Quando a tua prancha de surf estiver laminada e depois de aplicar o gel coat, chegou o momento de colocar os plug que vão permitir colocar as quilhas de surf e amarrar o leash de surf.
1. Plug de quilhas
A posição dos tampões de quilhas é fundamental para que a tua prancha de surf gire corretamente. Inspira-te num modelo parecido ao da tua prancha para determinar a posição dos plug de quilhas na prancha.
A barbatana central traseira coloca-se num ângulo de 90 graus em relação à prancha de surf.
No entanto, as duas barbatanas laterais são colocadas a um ângulo de 95 graus em relação à prancha de surf:
Para conseguir este ângulo, podes fabricar um ângulo de 95 graus de cartão que vais então apoiar contra as quilhas de surf para conseguir o ângulo que desejas.
Para além disso, devem estar viradas para o nose da prancha de surf. Se prolongares o eixo das quilhas, esta linha deve cruzar-se ao nível do nose:
Quanto mais ângulo puseres, mais fechada vai girar a tua prancha, o que é ideal para ondas pequenas, e quanto menos ângulo maior controlo terás em curvas longas, o que é ideal para ondas grandes.
Quanto estiver marcada a posição das tuas quilhas de surf, abre dois orifícios com um cone e uma coroa de um diâmetro ligeiramente superior ao diâmetro dos teus tampões. Abre o diâmetro exterior com uma chave de parafusos pequena, para que a resina de poliéster entre e agarre o outro lado da prancha de surf.
Enche o orifício com uma mistura de resina de poliéster com microesferas, insere os dois tampões FCS aparafusados na quilha e usa um ângulo de cartão para ajustar o ângulo da quilha em relação à prancha de surf.
Quando a resina de poliéster tiver endurecido, retira as quilhas, os parafusos dos tampões e lixa a parte de plástico do tampão que sobressai da prancha.
Os tampões laterais levam os parafusos até ao interior da tábua e os tampões centrais levam um de um lado e outro do outro lado da prancha de surf.
2. Plug para o leash
A colocação do plug de leash é parecida com a do tampão de quilhas. Faz um orifício de um diâmetro superior ao do teu tampão, enche com uma mistura de resina de poliéster com microesferas, insere o tampão e lixa quando a resina tiver endurecido. Podes colocar o tampão a meio do stinger para uma maior aderência ou então de um dos lados do stringer.
Uma vez que é uma operação muito delicada, preparámos um vídeo para explicar-te todo este processo, passo a passo. Faz “gosto disto” no YouTube e partilha este tutorial nas redes sociais; mais abaixo tens os botões para partilhar no Facebook, twitter e google+. Seria uma grande ajuda para nós!