Como reparar o nose de uma prancha de surf
Vamos explicar aqui como reparar o nose da sua prancha de surf. O arranhão mais comum em uma prancha de surf é provavelmente o da ponta.
Saber reparar você mesmo a sua prancha de surf não significa apenas economizar dinheiro, mas acima de tudo a tranquilidade de poder consertar a sua prancha de um dia para o outro e, assim, não perder nenhuma onda.
1. Os materiais a usar
Vamos reparar este arranhão com resina de poliéster e microesferas de vidro. Para este tutorial, utilizamos poliéster Solarez misturado com microesferas de vidro.
Também poderíamos ter usado Solarez Microlite – que é uma mistura pronta de resina de poliéster com microesferas de vidro – ou também resina de poliéster H61 UV com microesferas de vidro. Todas essas resinas são catalisadas com raios ultravioleta (UV), ou seja, a resina endurece em alguns minutos quando você coloca a sua prancha sob o Sol. Isso significa que você deve realizar o reparo em um local protegido da luz natural. Se não puder, outra opção é utilizar resina de poliéster Silmar com catalisador PMEK. Você pode realizar o seu conserto em qualquer lugar, desde que a temperatura esteja entre 15 e 25 °C.
Também precisaremos de lixa de papel de espessura média 120 e 240 para o lixamento, e de lixa de papel de granulação fina 360 e 500 para obtermos um acabamento perfeito.
2. Preparação da prancha
A sua prancha deve estar totalmente seca. Se a espuma estiver úmida, é melhor enxaguar bem a prancha com água doce e deixá-la secar por alguns dias. Com um cutter e lixa de papel, extraia os pedaços de fibra que estiverem soltos e lixe manualmente a área da ponta para que a resina agarre bem.
Coloque fita adesiva na parte abaixo da ponta para que a resina que vamos aplicar permaneça na prancha e não escorra para o chão.
3. Preparação da resina
Se você usar alguma resina que é catalisada com raios UV, faça a mistura da resina com as microesferas de vidro em um local isolado dos raios solares. O mais simples é usar Solarez Microlite, que já possui a mistura pronta.
Caso use resina do tipo Silmar, adicione à resina entre 1% e 3% de catalisador PMEK, dependendo se você estiver trabalhando a 15 ou 25 °C.
4. Aplicação da resina na prancha
Colocamos agora a resina na região do nose. Você pode fazer isso em várias etapas caso veja que muita resina tenha caído no chão e se não tiver resina suficiente na área que deseja consertar. Esperamos a resina endurecer. Se houver luz solar suficiente, isso deve levar poucos minutos.
Não se preocupe se o resultado tiver ficado feio. Agora, lixaremos e deixaremos o acabamento perfeito.
Aplicação da mistura de resina com microesferas de vidro na ponta da prancha
5. Lixamento da prancha
Você pode usar uma lixadeira rotativa elétrica, mas com muito cuidado e somente se já tiver concluído a etapa anterior e se houver muita resina para lixar. O mais seguro é lixar manualmente, com lixa de papel de granulação média 120. Depois de termos dado a forma correta à ponta da prancha, a lixamos com papel de granulação mais fina – 240, 360 e 500 – e água para conseguirmos o mesmo acabamento do restante da prancha.
Depois de lixada, à água!