Como transportar as tuas pranchas de surf no carro

Se não sabes como transportar as tuas pranchas de surf no carro para ir à praia surfar, neste artigo mostramos-te três possibilidades de o fazer. Presta atenção, porque a primeira não é permitida e no caminho podes ter uma grande surpresa por causa da polícia.

1. Colocar as pranchas de surf no interior do automóvel.

É uma forma muito utilizada, porque é rápida e sem custos, desde que não sejas parado pela polícia.

Começa por descer para trás o mais possível o banco do copiloto e introduz as tuas pranchas pelo porta-bagagens, com o tail para a frente apoiando-o no banco dianteiro que se encontra rebaixado. O tail fica apoiado no chão, ao nível dos pés do banco do copiloto, de forma a que as pranchas fiquem o mais à frente possível.

Prende as pranchas de surf com o cinto de segurança do banco do copiloto e aperta-o, dessa forma as pranchas manter-se-ão seguras, evitando que se movam em todas as rotundas.

Atenção: esta primeira forma que te explicamos é absolutamente proibida. É proibido transportar qualquer objeto volumoso no interior de um veículo ligeiro. Se a polícia te vê na estrada podes ser multado. Se te mostrares simpático, pode ser que a polícia considere que se trata de uma contraordenação ligeira (a multa ascende a 200 €, e fica pela metade se pagares rapidamente), ou então será uma infração grave, ainda mais cara. Embora todos o tenhamos feito alguma vez na vida, deves estar ciente do risco que corres. Aqui no mundo-surf, ainda que o façamos de vez em quando, não o podemos recomendar.

 

2. Colocar as pranchas de surf nas barras do teu carro.

Para esta opção, precisas de ter barras rígidas no automóvel, protetores de barras e duas cintas de amarração.

Deves começar por colocar os protetores de esponja nas barras rígidas do teu carro, a seguir coloca as pranchas de surf sobre os protetores com o nose da prancha para a frente e voltado para baixo, centrando-o bem.

Para prender as pranchas à barra vamos utilizar as cintas de amarração. Começamos por prender a parte da frente da prancha. Passa uma cinta por cima da prancha atravessando o carro e em seguida fá-la passar por baixo da barra, puxa a cinta de novo por cima da prancha e por baixo da barra, une as duas extremidades da correia com força, mas sem exagerar para não danificar as arestas da tua prancha.

Com o pedaço da cinta que sobra podes dar um nó à volta da barra e meter o resto dentro do carro, abrindo a porta dianteira (do piloto ou do copiloto conforme de que lado estás). Repete este procedimento com a outra cinta de amarração para prender a parte traseira da prancha de surf.

Tem cuidado para não apertares demasiado a cinta de amarração, as pranchas devem estar bem presas, mas sem chegar ao ponto de se danificarem. É uma forma muito segura de transportar as tuas pranchas de surf, mas relativamente cara pelo investimento que tens de fazer em barras rígidas compatíveis com o teu carro. Também requer algum tempo para montar e desmontar as barras rígidas, uma vez que não convém deixá-las sempre colocadas, pelo aumento do consumo de gasolina que provocam.

3. Colocar as pranchas de surf no teto do carro com suportes flexíveis.

Se o teu carro não dispõe de barras rígidas ou não queres investir nisso, podes optar por colocar no teto do teu carro uns suportes flexíveis (também chamados Soft-Rack) para transportar as pranchas de surf.

Estes suportes flexíveis são fabricados com uma esponja que colocas no teto do carro. Têm várias cintas de amarração, umas para prender os apoios ao teto, que devem passar por dentro do carro, e outras para prender as pranchas de surf aos suportes.

Deves começar por colocar a parte da esponja sobre o teto do carro, em seguida passa as cintas de amarração por dentro do carro e prende-as com força. Coloca sobre os suportes as pranchas de surf que queres transportar, e com a cinta de amarração que te sobra dá a volta às pranchas e prende-as com força. Centra-as bem e comprova, quando terminares, que estão bem presas, assim como os apoios.

É muito seguro, podes ir na estrada, e fazer milhares de quilómetros. Nós próprios experimentamos ir de Sevilha a Agadir, em Marrocos, são cerca de 2000 km ida e volta, com quatro pranchas de surf, e as pranchas não se moveram.

Dentro das formas legais de transportar pranchas de surf no automóvel, esta é a opção que oferece o melhor ratio custo/tempo. É super rápido de instalar e desinstalar, existem versões simples para transportar até 3 pranchas, e versões duplas para um máximo de 6 pranchas. É ideal também se viaja de avião e pensa alugar um carro no destino. Metes os apoios no saco das pranchas, e podes transportar as tuas pranchas de surf no carro alugado.

Além disso, há uma ampla oferta de suportes flexíveis, de quase todas as marcas de acessórios de surf, com preços desde 50 €.

Estas são as três formas que temos para transportar as pranchas de surf no nosso carro; se queres vê-lo em vez de lê-lo, aqui fica também um vídeo de demonstração destas três formas de transportar as tuas pranchas:

Produtos recomendados para você:

><
Avaliação: 4.0. A partir de 20 votos.
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *