Consertar os cantos de uma prancha de surf

Os cantos de uma prancha de surf são muito sensíveis aos golpes diários, vamos explicar a você nesse wiki como consertar os cantos da sua prancha de surf. Neste caso, a prancha sofreu milhares de quilômetros nos racks de uma moto de aluguel em Bali, a fibra de vidro está com muitas gretas, muito mole, o canto precisa de um conserto já!

Saber consertar sua prancha de surf você mesmo não é somente uma questão de economia de dinheiro, é, principlamente, a tranquilidade de saber que pode consertar sua pranchas de um dia para o outro e assim não perder nenhuma só onda.

1. Os materiales para consertar sua prancha de surf 

Vamos consertar o canto com resina de poliester e micro-esferas de vidro porque esta prancha tem uma alma de PU: Poliuretano. Se ela fosse de EPS e epoxy, tenriamos que usar resinas de epoxi.

Para este tutorial usamos solarez de poliéster misturado com micro-esferas de vidro. Poderíamos ter usado Solares Microlite que é uma mistura de resina poliester e micro-esferas de vidro, o também resina poliéster H61 UV com micro-esferas de vidro.

Todas essas resinas catalizam com os raios UV, ou seja, a resina endurece em alguns minutos assim que sua prancha é colocado sob ao sol. Isso implica que deve realizar o conserto em um lugar protegido da luz natural. De não ser possível, a outra opção é usar resina poliéster Silmar com catlizador PMEK.

Você pode realizar seu conserto em qualquer lugar, enquanto a temperatura estiver entre 15 e 25 graus.

Precisaremos de uma parte de plástico fino que vai nos servir de matriz para o canto, é possível usar uma radiografia velha de hospital.

Também vamos precisar de  lixa de espessura média 120 y 240 para lixar, e lixa de grão fino 360 y 500 para alcançar um acabamento perfeito.

2. Preparo da prancha 

Sua prancha tem que estar seca, se o foam estiver úmido, é conveniente enxaguar bem a prancha com água doce e deixa-la secar por uns dias.

Com um cúter e a lixa, tiramos as partes de fibra de vidro soltos, com gretas, e lixamos à mão a zona do canto para que a resina pegue bem.

Fixamos a parte de plástico na parte baixa do canto, de maneira que possamos cobrir o canto com o plástico.

3. Preparação da resina

Se você usar resina poliéster que cataliza com os UV, faça a mistura de resina + micro-esferas de vidro em um lugar longe dos raios de sol. O mais confortável é usar solarez microlite já que a mistura já está feita.

Se usar resina de poliéster Silmar, acrescente à resina entre 1% e 3% de catalizador PMEK, se trabalhar a 15 ou 25 graus.

4. Aplicação de resina na prancha 

Colocamos agora a resina na zona do canto que queremos consertar e cobrimos o canto com a folha de plástico.

Deixamos que a resina endureça, em alguns minutos se houver suficiente sol, tiramos o plástico.

 Aplicação da mistura de resina + micro-esferas de vidro no canto da prancha

Tiramos o plástico quando a resina tiver endurecido

5. Lixamento da prancha 

Com esta técnica, temos que lixar muito pouco, o mais seguro é lixar à mão, com papel de lixa de espessura média 120. Pode usar uma lixadora rotativa elétrica, mas tenha cuidado no manuseio. Quando dermos a forma correta ao canto da prancha, lixamos com papel de grão mais fino: 240, 360, 500 e 500 com água para alcançar o mesmo acabamento que o resto da prancha.

Lichamento final e para a água!

Produtos recomendados para você:

>
Seja o primeiro a votar!