DIFERENÇAS ENTRE ONDAS PARA BODYBOARD E ONDAS PARA SURF
Embora existam grandes diferenças entre o surf e o bodyboard, eles sempre andaram de mãos dadas, com a rivalidade, as lutas pelas ondas e pelas praias. Mas no final, eles sempre viveram juntos em harmonia. A verdade é que o surf está em nossas praias á muito mais tempo, e bodyboard não teria nascido se não fosse por uma prancha quebrada. Mesmo assim, você sempre vai encontrar rivalidade e disputas para ver qual é o melhor esporte e qual se atreve com as melhores ondas. Com uma prancha de surf podes apanhar ondas muito mais rápido que o bodyboard, mas ao mesmo tempo o bodyboard consegue saltar em ondas mais rápidas e mais vazias do que uma prancha , pelo simples facto de já estares deitado e é hora de você economiza para a decolagem. Os surfistas sempre procuram depreciar (com um tom bem humorado) que o bodyboard agarra este tipo de ondas porque estão deitados e não ficam em pé. Pelo contrário, os bodyboarders orgulham-se de que quando o mar está muito forte e difícil e as ondas são as mais difíceis de descer, são eles que vão para a água. Embora os surfistas mais experientes e ávidos possam ser vistos nas ondas “para Bodyboarders”. O surf costuma demorar muito mais anos de prática para pegar ondas radicais, devido à dificuldade de ficar em pé no lugar certo em milissegundos para um Take off correta (em pé na prancha) Por outro lado, para um bodyboard desfrutar dessas ondas duras e de ataque cardíaco, precisa de menos tempo para evoluir, embora exija muito coragem. Vamos por partes: Para começar, diremos que onda é aquela que se cria na superfície do oceano produzida pelo vento em tormentas … Pode viajar centenas de quilômetros, onde crescem devido ao atrito até chegar à costa onde eles colidem com o fundo e se quebram, criando nossa paixão.
Ondas para o surf:
Do meu ponto de vista um surfista normalmente prefere ondas mais longas do que um bodyboard, com uma boa parede e várias secções para bombar, correr, mandar voltas para o lábio … Resumindo, encontrar a combinação perfeita de manobras. Porém, à medida que sobem de nível, procuram ondas e tubos mais explosivos para encontrar o seu limite, sem perder de vista a linha da onda e uma boa curva.
As ondas são de vários tipos:
Podem ser ondas de areia típicas de praias cheias de gente de todos os níveis, onde cada um pega qualquer onda para se divertir. Geralmente são os banhos do dia a dia que dá para tirar a vontade de pegar ondas, embora não sejam as que vc esta procurando.
Ondas para bodyboard:
Ao contrário do surf, o bodyboard é um esporte que precisa de ondas mais fortes para aproveitar bem o dia e se divertir. Embora existam todos os tipos e níveis, um bom Bodyboarder costuma procurar a onda que seja melhor para a manobra procurada, seja na praia, com o tubo mais quadrado e seco possível, ou um bom trecho para correr e voar como um pássaro solto . A vantagem do bodyboard é que por ser arrastado como alguns surfistas nos chamam (embora se amem) é que podem descer ondas mais secas e rápidas ao arrebentar, pois já ganharam tempo para fazer o Take off. Neste esporte também existem os dias só pra brincar. Não é o ideal, pois geralmente não são ondas muito fortes (sempre há exceções). São ondas de praias arenosas onde normalmente se pratica o surf, a menos que haja um pico que melhore as condições para esta prática.
Ondas de pedra ou recifes
Entre as ondas de pedra encontram-se aquelas que são curtas com uma descida bastante técnica onde, se tiver sucesso, um bom tubo o espera. No momento eles têm uma vantagem sobre o surf porque além de ficarem deitados ganham maior aceleração graças aos pés de pato.
Se no Surf poucas pessoas praticam ondas grandes xxl, no bodyboard é muito mais difícil de ver, não é por coragem. É simplesmente devido ao fato de que não leva a velocidade necessária para não ser engolido pela montanha de água. Embora haja exceções, como o rei do esporte Mike Stewart com seus bodyboard Science.
Ondas híbridas!
Existem outras ondas de classe mundial que podem divertir surfistas e bodyboarders. Do meu ponto de vista, podem ser Pipeline no Havaí, Teahupoo no Taiti, Hidden Port no México e outros tipos de ondas.
Teahupoo
Puerto escondido
Pipeline
Com certeza todos têm sua opinião e gosto por cada onda e esporte, mas essa é a nossa visão e o que temos visto ao longo dos anos! Se você acha que está faltando uma vaga ou quer dar a sua opinião, sabe, não hesite em fazê-lo e escreva para nós abaixo. E apelamos à irmandade de surfistas e bodyboarders para nunca mais quebrar! Há espaço para todos (quase …) na água.