Mundaka, a melhor praia para surfar no norte da Espanha

A prática do surf no norte da Espanha é um ímã para todos os amantes dessa disciplina. Não é à toa que as costas dessa parte da geografia espanhola possuem uma localização que foi reconhecida como o melhor ponto de esquerda da Europa e um dos melhores do mundo. Sem dúvida, a praia de Mundaka para surfar é um lugar extraordinário onde grandes especialistas vêm durante todo o ano para praticar esse esporte. No entanto, embora todos conheçam essa praia como Mundaka, você sabia que ela tem seu próprio nome? É a praia de Laidaitxu.

O centro neurálgico do surf no norte da Espanha está localizado em uma pequena vila de pescadores no coração da costa basca. A responsável por sua fama é a sua imponente onda. Além de ser considerada muito rápida, ela impressiona pela sua extensão, podendo atingir entre 400 e 500 metros de percurso.

Mundaka, a vila e a foz do rio Urdaibai

A melhor onda esquerda para praticar surf no norte da Espanha

Essa onda, conhecida por muitos como “a barra”, é uma das maiores atrações da Espanha para surfistas de todo o mundo. Sua localização em um saliência na foz do rio Urdaibai, juntamente com um fundo de areia peculiar, possibilita a formação dessas ondas que se estendem até a próxima praia, Laida. Essa área é uma alternativa perfeita para surfistas menos experientes, pois é adequada para todos os níveis.

Quando as condições estão favoráveis, você desfrutará de ondas rápidas de até quatro ou cinco metros de altura, que quebram com força formando um tubo perfeito que se estende por até 500 metros de comprimento. Aqueles que conseguem surfar concordam que a visão da costa de dentro do tubo é uma imagem inesquecível.

Um dia de ondas perfeitas em Mundaka

Nas melhores épocas do ano, centenas de surfistas aguardam sua vez para surfá-las, daí a importância de respeitar as regras de prioridade do surf. Atenção, a praia de Mundaka não é adequada para todos os surfistas. É necessário ter alguma experiência, pois as correntes de ressaca e a força de suas ondas podem ser perigosas para alguém com um nível não muito alto. De fato, a complexidade da onda de Mundaka é tanta que foram criadas pranchas específicas para surfá-la, como é o caso da prancha de surf Pukas Water Lion.

O acidente de um dos surfistas da região, Kepa Acero, deixou uma marca em muitos. Ele caiu de cabeça e a pouca profundidade fez com que ele quebrasse duas vértebras, uma dorsal e uma cervical deslocada. Ele salvou sua vida graças a um surfista que estava por perto e conseguiu resgatá-lo. Este susto, que poderia ter custado sua vida, lembra aqueles que se aproximam para surfar na praia de Mundaka que, mesmo conhecendo o terreno, neste esporte há certos riscos envolvidosz

Kepa Acero no hospital após seu acidente

Nessas águas, grandes surfistas de nível mundial como Mark Occhilupo, Andy Irons, Kelly Slater, Tom Curren e Marc Paarman já foram vistos.

Melhor época para surfar em Mundaka

Os meses ideais para praticar surf no norte da Espanha e, especificamente, em Mundaka, são os que compreendem as estações do outono e inverno. Principalmente, as horas antes e depois da maré baixa, com períodos longos e vento do sul ou sudoeste.

A praia de Mundaka popularizou sua fama ao ponto de ser um dos lugares onde são realizadas competições internacionais. A WSL (World Surf League) foi realizada aqui por nove anos, embora no último ano a competição não tenha sido como esperado, pois as condições não foram ideais. Infelizmente, a ASP (Association of Surfing Professionals) decidiu não realizá-la novamente em Mundaka.

Cartaz do Billabong Pro Mundaka em 2008

Se você quiser conhecer antecipadamente as melhores condições, recomendamos que consulte a previsão de ondas em alguns dos aplicativos que oferecem previsões por hora. Dessa forma, você aproveitará ao máximo sua visita. Lembre-se de que explicamos detalhadamente como interpretar o Windguru e como interpretar o Surf Forecast.

Qual prancha de surf usar em Mundaka

Mundaka é uma onda para surfistas experientes, recomendamos usar uma prancha de surf shortboard, mas com um pouco mais de espessura e comprimento. A zona mais crítica em Mundaka é a zona de take-off. Ter uma prancha um pouco mais espessa e longa ajudará você a iniciar a onda um pouco mais cedo, facilitando sua entrada no tubo da primeira seção. Tenha em mente também que em um bom dia em Mundaka, você não estará sozinho… Ter um volume extra em sua prancha de surf ajudará você a se posicionar no pico e pegar as ondas.

Um acessório muito útil e comum de se ver em Mundaka é o capacete de surf. Como vimos anteriormente com o acidente de Kepa Acero, Mundaka é uma onda perigosa. O perigo não vem apenas da força da onda, mas também dos outros surfistas, e um capacete pode salvar sua vida.

A praia e seus arredores

Mundaka é uma bela vila de pescadores localizada em Urdaibai, Reserva da Biosfera. Além de suas praias, ela é cercada por quilômetros de áreas alagadas e dunas que possuem uma flora e fauna abundantes. Para conhecê-la, você terá que visitar seu pequeno porto, que respira o ambiente dos pescadores e onde está localizado um dos cenários mais importantes da localidade.

O pequeno porto de pesca de Mundaka

Através de seus caminhos, você percorrerá as montanhas que se erguem ao seu redor, como é o caso de Ogoño. Do seu mirante, as vistas para o mar são espetaculares.

Como você pode ver, Mundaka é um excelente destino para a prática do surfe no norte da Espanha. Suas ondas e seu ambiente são impressionantes! Na Mundo-Surf, temos roupas de neoprene para surfe que irão protegê-lo das baixas temperaturas, para que você possa desfrutar desta praia na época mais fria do ano.

Produtos que podríam te interesar:

Seja o primeiro a votar!
Please wait...

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *