Quais pranchas de surf escolher para uma criança
A escolha de uma prancha de surf para uma criança é muito importante e deve ser feita corretamente. Com isso, garantiremos que a criança se divirta e se apaixone completamente por esse esporte maravilhoso. Se não dermos importância suficiente, podemos fazer com que fiquem frustrados ao terem uma prancha inadequada, seja muito grande ou muito pequena para o nível deles.
Também devemos ter em mente que, dependendo de cada criança, seu nível e habilidades motoras, vamos procurar um tipo de prancha ou outro. E, é claro, vamos levar em consideração o tipo de onda em que cada criança vai entrar.
Temos em mente que, com uma criança iniciante, devemos entrar em águas rasas, com ondas calmas e, se possível, que começem na espuma da onda, com uma longa trajetória para praticar a posição em pé. À medida que vão melhorando, podemos começar a entrar em ondas médias e tentar que peguem sua primeira onda com uma parede. Chegando ao máximo nível de cada um e surfando a onda que cada um possa de acordo com seu nível e habilidade.
Criança com prancha, criança feliz
Pranchas de surf para crianças iniciantes:
De acordo com a habilidade e tamanho de cada criança, sempre recomendaremos uma prancha de surf softboard de tamanho maior do que as “tablas grom”. Devemos saber que nem sempre a prancha mais colorida será a mais adequada, pois outras características da prancha, como tamanho e volume, são mais importantes.
De modo geral, vamos recomendar uma prancha softboard de cerca de 7 pés, pois esse tamanho, com seu grande volume, permitirá que a criança se divirta e se levante facilmente, chegando à beira da espuma. Nesta fase, o que vamos priorizar é a diversão e o contato com a água.
Devemos escolher uma prancha softboard porque são pranchas de material macio e seguras para qualquer impacto ou queda que possam sofrer. Se a criança tiver muita estabilidade própria ou for mais pequena, podemos optar por um softboard de 6 a 7 pés.
O mais importante agora é o contato com a prancha e aprender a se levantar na onda.
Daniel aprendendo a pegar ondas
Pranchas de surf para crianças intermediárias:
Uma vez que a criança já possui estabilidade suficiente para fazer a remada sem problemas com uma prancha softboard e sem a ajuda de um adulto, podemos escolher uma prancha com menos volume e tamanho. No entanto, ainda mantendo uma boa estabilidade na prancha de surf.
Agora vamos focar mais em permitir que a criança comece a pegar paredes em ambos os lados, bombeando a onda por conta própria e, se possível, realizando algumas manobras. Isso pode ser alcançado com uma prancha softboard de tamanho menor, aproximadamente 6 pés, como a Ryder fish, Softboard da Ocean&Earth ou softboards da Catchsurf. Isso sempre dependerá da idade, peso e habilidade de cada criança. Essas pranchas ainda proporcionarão estabilidade e auxílio na remada, mas, por serem mais curtas, permitirão que a criança mova a prancha mais facilmente, seja para bombear a onda ou realizar pequenas manobras.
Também é possível encontrar pranchas rígidas de poliéster ou epoxy que se adequem ao nível intermediário de uma criança. São pranchas similares às softboards, mas com menos volume e espessura, para aqueles que possuem muita estabilidade ou estão um pouco mais avançados. Essas pranchas podem ser, por exemplo, as pranchas de surf grom de diferentes marcas. Todas essas pranchas são destinadas a crianças devido ao seu tamanho e volume.
Daniel, bombeando uma parede da esquerda
Pranchas de surf para crianças avançadas:
Estamos na última etapa do treinamento de uma criança. Já conseguimos que ela vá sozinha para a água, reme suas próprias ondas tanto para a esquerda quanto para a direita, fazendo bombeamentos e até mesmo alguns giros. Agora é hora de procurar uma pranchinha de alto desempenho para eles. São pranchas de surf de nível avançado, mas em tamanho reduzido. São pranchas que possuem volume muito baixo e pouco peso, para que possam ter a melhor curva e fluidez possível na onda. Vamos buscar pranchas que permitam desenvolver o surfe no máximo nível de cada um. Podemos procurar da mesma forma que para um adulto, mas adaptando o peso e altura da criança ao volume necessário.
Neste ponto, sempre vamos buscar pranchas de poliéster ou epoxy, de acordo com as condições e tipo de onda em que eles surfam. Além disso, vamos precisar de uma deck grip (espuma antiderrapante) sob medida para a prancha, bem como quilhas e leash de surf adequados para crianças. Tudo no tamanho apropriado para cada criança e prancha.
Em uma competição de nível avançado, realizando um reentry
Saber estar na água:
Além de tudo isso, é muito importante que, à medida que as crianças ganham nível e habilidade na água, elas conheçam e respeitem as regras de prioridade no surf dentro da água. Eles devem aprender a ler cada onda, as condições do mar, identificar as correntes de ressaca e interpretar as previsões de ondas para o surf. Em resumo, eles devem aprender tudo o que envolve o surf quando se trata de estar na água. Essas informações são adquiridas principalmente ao longo dos anos e das horas passadas na água, mas é muito importante que eles se familiarizem com todas essas informações.
Não devemos esquecer que sempre deve começar como um jogo para eles, são crianças, e o que vamos priorizar é que se divirtam o máximo possível, que pratiquem esportes ao ar livre e tenham consciência da natureza ao seu redor para que possam desfrutar dela.
Kelly Slater há e sempre haverá apenas um, então não pressione a criança e não se pressione. Tente transmitir sua paixão pelo surf para a criança.
Com isso, você já sabe como escolher a prancha de surf mais adequada para uma criança. Se tiver mais dúvidas, você pode nos escrever e nós o ajudaremos a escolher a melhor opção